sexta-feira, 1 de abril de 2011

Professora Joana de Aguirre Marins Peixoto


A Professora Joana de Aguirre Marins Peixoto, nasceu em Monte Mor, neste Estado, em 03 de julho de 1913m era filha de Euclides de Aguirre e Leopoldina Isabel de Aguirre.
            Foi aluna particular da professora Lídia Las Casas em Elias Fausto, a qual preparou-se para freqüentar o ginásio.
            Concluiu seu curso secundário na Escola Normal Carlos Gomes, em Campinas, onde formou-se professora.
            Sua vida profissional iniciou-se em escolas isoladas do Bairro Rio Acima e Córrego Azul no município de Monte Mor.
            Efetivou-se na cidade de São Pedro, de lá transferiu-se para vizinha cidade de Capivari e mais tarde removeu-se para o Grupo Escolar “Cel. Domingos Ferreira”, hoje Escola Municipal “Cel. Domingos Ferreira”, onde aposentou-se.
            Casou-se com Jordão Marins Peixoto, seu colega de profissão, teve três filhos.
            Quando a morte lhe chegou, em 27 de junho de 1989, consternou profundamente a comunidade de Monte Mor, onde gozava da admiração e da estima de toda a população.
            Desde muito cedo, demonstrava a sua vocação pelo magistério, ao qual dedicou grande parte da sua vida.
            Mulher de invulgar personalidade, dinâmica, competente, dedicada, com bondade e desprendimento, que eram, aliás, características suas, devido seu esforço realizou um grande trabalho educativo na então E.E.P.S.G. “Cel. Domingos Ferreira”, de sua cidade natal.
            Longos anos de magistério, marcados pelo calor humano. Essa a síntese de uma longa existência abençoada pelas inúmeras inteligências por ela lapidadas no exercício de seu esplendoroso mister.
            Sua classe primava pela dedicação. Fez de sua escalada de professora uma página brilhante de amor à educação, que a morte não pode apagar.
            É chegado, agora, o momento de gratidão à incansável mestra que foi Joana de Aguirre Marins Peixoto.
            Destarde, a proposição que era apresentamos, traduz o respeito e o apreço desta Casa por uma professora que levou às gerações dignificantes exemplos de altruísmo, trabalho e amor ao seu semelhante.
            Justo, portanto, que se perpetue o seu nome na  frontal de uma escola, perenemente ligado à sua arte de ensinar que a enalteceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário